O Sal e o Orégano

>> quinta-feira, 19 de março de 2009


Através das atitudes de Jesus fica fácil entender sua forma didática, simples, colorida, de dar um toque “saboroso” em todo seu ensinamento. Ensinamento de justiça e amor. Vertentes complexas a um primeiro olhar crítico, porém compreensivas, com um modo infantil, literalmente segundo a Palavra, de enxergar tais horizontes. Por essa razão talvez, Jesus usou de diversificadas formas simbológicas: parábolas e situações cotidianas (tipo as que a mãe do Lula o tentou ensinar sem sucesso!!!). Ou seja, a indução do trâmite do pensamento feita por Ele era realizada para que tudo ficasse marcado de forma objetiva+na+mente= (objetivamente). Dessa maneira os filhos externariam, através de atitudes, o aprendido.

Agora a pouco li: “Vocês são o sal da terra...” Mt. 5...frase simples...e me atinando de forma também simples a literalidade disso, pensei:

O sal é invisível aos olhos! Ele dá o sabor sem ser visto!
Duas propriedades inerentes... o SABOR e sua DISCRIÇÃO!
O “sabor” tem que vir na medida certa, e vem! Quando vem de DEUS!!!
E se já está saboroso, porque veio de DEUS, o que importa a aparência do tempero?

Muito comum hoje é olhar para o lado e ver pessoas agindo através de “promoções”! Estão “sempre servindo” aos outros, falam muito de si próprias, sempre, claaaro, com “muita humildade”, mas sabemos que esperam muito mais em troca: RECONHECIMENTO! Engraçado é que uma das primeiras coisas que Paulo disse em sua primeira carta aos Tessalonicenses foi que: "como homens aprovados por Deus para nos confiar o evangelho, não falamos para agradar pessoas, mas a Deus, que prova o nosso coração"! Apesar de estar em evidência nas igrejas, esse tipo só serve para “ser pisado pelos homens”. Não há um coração infantil! Não há entendimento! Não salgam nada:

São ORÉGANOS!

Porque apesar de sempre estarem “abençoando” as pessoas, são tão preparadas e complexas, que acabam APARECENDO DEMAIS (todo mundo vê quando há orégano na pizza)! Também é fácil observar que NÃO SÃO OS INGREDIENTES PRINCIPAIS...e...na maioria das vezes, TOTALMENTE DISPENSÁVEIS!

Existem poesias maravilhosas sem conteúdo algum. Existem metodologias científicas que são respeitadas hoje, porém, obsoletas, arcaicas no dia de amanhã. Em minha opinião, com Jesus não havia e não há teoria, metodologia hermenêutica...tudo é básico demais para ser científico como nós queremos. Como Caio Fábio costuma dizer: “Jesus é o Logos encarnado!”... Logos, rsrsrs, a interpretação da Palavra só deve acontecer na vida-interpretativa que Jesus viveu. Os seus “contos” só vão ser entendidos se tiverem concreção no Evangelho, VIVIDO... como crianças, puras e verdadeiras! Se a Palavra diz para sermos SAL...
...seremos SAL!

Não ORÉGANOS!

Ou melhor, o sono me permite dizer: Antes CISNE que PIRATA! rsrs

0 comentários:

Escrito no passado...visão do futuro!



"De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus;
o homem chega a desanimar-se da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto."

Rui Barbosa

Ministério

Ministério
Violão, companheiro do coração...

Rú ái ême?

Minha foto
Servo inútil-sem-valor querendo ser instrumento poderoso! Aprendiz das artes da medicina, da música e caminhando para o alvo!

Contato

dr.danielfigueiredo@yahoo.com.br

  © Blogger templates Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP